8 de ago. de 2011

Matéria sobre games - Fantástico 07/08/2011

O Fantástico exibiu ontem uma matéria sobre jogos violentos, eu confesso que me surpreendi com o conteúdo da matéria. Logo no início eles já anunciam que o atentado ocorrido na Noruega foi proveniente de um jogo de tiro.

No entanto, a reportagem não foi (tão) tendenciosa como a da Rede Record (Record em sensacionalismo) e mostrou que os jogos podem sim influenciar as pessoas, no entanto basta um pouco de disciplina e presença dos pais para saber criar seu filho, como na classificação etária por exemplo.

Como diz a psicóloga na matéria: "Isso deixa que você tenha mais liberdade, vamos dizer assim, para no futuro não precisar experimentar essas coisas, porque o jogo não dá pra você uma recompensa real que valha a pena você fazer aquilo depois."  A pessoa com perfil assassino (ou sei lá como se chama) vai se sentir influenciada a cometer algo mesmo que esteja assistindo Tom and Jerry (eu adoro esse desenho, mas convenhamos que é muito violento).

Jogos podem influenciar alguém? SIM, claro que podem, da mesma forma como os filmes e novelas que passam em plena tarde (inclusive na própria emissora) e são muitas vezes mais violentos. Porque não fazer uma matéria falando sobre os benefícios que os jogos trazem (comprovados clinicamente inclusive), por exemplo, aguçam o lado cognitivo, coordenação motora, reflexos e pensamento lógico mais rápidos? Seria por medo de admitir isso ou é porque não daria tanta audiência?

Enfim, fiquem com a matéria e lembrem-se galera, culpar jogos violentos por atentados e por falhas humanas é também racismo e preconceito. Vamos aprender a olhar pros 2 lados da rua antes de atravessar e não ficar apenas vendo o lado que interessa a você.



Nenhum comentário: