18 de nov. de 2009

Shadow of the Colossus



Bom dia galera! Sou eu denovo (quem mais seria), deste vez para falar de um jogo para PS2 (até porque não tenho meu PS3... "ainda" rs).

A bola da vez é Shadow of the Colossus, um jogo lançado em 2005 e que muita gente só foi conhecer uns tempos atrás, (quando comprei meu PS2 em 2007 foi o segundo jogo que eu comprei), mas enfim, o que faz dele um jogo tão especial?

Para começar o que seria de um bom jogo sem uma bela história? Pois bem, em SotC você controla um rapaz chamado Wander (que não sabemos de onde veio) carrega uma donzela morta (que não sabemos quem é) e fala com um espírito a fim de trazê-la a vida novamente (que não sabemos porque), mas você deve estar pensando: "como um jogo com tantas incógnitas (palavra bonita né?) pode ser tão bom? Aí é que está, mesmo com tudo isso a história joga você para dentro do jogo de uma forma até então nunca vista (pelo menos por mim).
Ficamos pensando o que levaria uma pessoa a arriscar tudo para salvar a vida daquela moça, aceitando os desafios e riscos sem nem mesmo hesitar. Mas enfim, esse é um dos pontos positivos do game.
Outra coisa que chama a atenção são os confrontos, para encontrar os chefes, ou Colossus... (ah! vale lembrar que no game existem 16 "chefes" e são os únicos inimigos espalhados num mapa gigantesco)...continuando, para encontrar os Colossus, devemos percorrer um mapa gigantesco, ora passando por um deserto, ora por um belo bosque, rochedos... tudo retratado de uma forma muito linda. E como nos locomovemos? Veículos, barcos? Nada disso, Wander tem seu fiel amigo Agro, um cavalo adestrado que leva ele para onde ele quiser, e atende chamados para buscá-lo quando está longe. Inclusive a amizade dos dois chega a comover, principalmente numa das últimas cenas do game, quando entramos no território do último colosso.



Os colossus são criaturas gigantescas (como visto nas fotos) mas teria Wander algum Super poder? Não, ele leva consigo apenas um Arco e fleha e uma espada capas de ferir os gigantescos guardiões(detalhe, ele roubou de um ancião justamente para poder reviver a menina) e com estas armas ele deve usar a inteligência e a coragem, para literalmente escalar as criaturas e atingir seus pontos vitais com a espada.



A batalha é intensa e triste ao mesmo tempo. è verdade que estamos fazendo isso pela pobre donzela em perigo, mas a cada colosso abatido, não há como não sentir uma certa tristeza pelo mesmo. Para começar, os colossus estão vagando pelas terras como protetores, e mesmo notando a sua pesença (95% das vezes) não te atacam, é VOCÊ quem começa a briga, outro motivo é que os colossus são criaturas lindas e muitos deles demonstram medo na hora da batalha, como um que tem medo do fogo e se afasta até cair de um penhasco quando empunhamos uma tocha, ou outro que quando atingido emite um som como se estivesse gritando pela dor da espada. Não dá para não sentir um certo "egoísmo" da parte do personagem, deixando o jogador divido em 2, conforme você joga e presta atenção nestes detalhes.

E o final do game é um os mais bonitos (e de certa forma inesperados) que eu já vi.

Ah! Esqueci de dizer que quando concorreu numa premiação junto com outros games (inclusive GoW), SotC ganhou 9 (ou seriam 7?) prêmios, incluindo melhor trilha sonora, melhor enredo, melhor arte... sabe quantos prêmios GoW ganhou?... "Zeeeeeeroooooooo", isso para mostrar que os games hoje em dia podem ser excepcionais mesmo tendo mais emoção e menos sangue.

OBS.: nada contra GoW, um dos mehores jogos também na minha opinião, aliás, estou louco para jogar o GoW3 :)

Por fim, Shadow of the Colossus é um excelente jogo e com certeza marcou época (e continuará marcando), tanto é que quando eu tiver meu PS3 comprarei o game apenas para continuar jogando-o.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado.
Até a próxima, fiquem com Deus... Fui!

Nenhum comentário: